19 de fev de 2014

Mikrotik - Selecionar um bom canal de frequência em 30 segundos

É uma luta de cão e gato, mas é preciso. Mas hoje alguns países regulamentam dezenas de frequências. Temos uma lista interminável para testar no campo Channel do Mikrotik. Mas existe um método que eu uso para verificar rapidamente qual o canal está menos poluído e conseguir grandes chances de melhorar a performance do enlace.

Uso o putty pois é mais rápido e fácil, e ainda tem como gravar os eventos e interações e uma possível correção fica mais fácil se fizer algo errado. Não que este post vai alterar alguma coisa no MK. Claro que o enlace vai cair, mas é melhor isto do que ter um enlace ruim por horas.

Vamos ao 1,2,3:

1 - Abra o putty e acesse seu MK. Se você achar melhor, acesse pelo winbox e abre um novo terminal e digite o comando:
/interface wireless spectral-scan wlan1
Nota: Se aparecer a mensagem:
failure: allowed ranges [4910; 6110]
troque o comando para
/interface wireless spectral-scan wlan1 range=4910-6110
2 - Você deve examinar a tela que irá aparecer. A esquerda temos a lista dos canais e o ruido. As barras representam a poluição de cada canal. 

3 - Neste caso vou refazer a procura, selecionando mais o canal que quero. Estou procurando por 40Mhz de banda, então devo encontrar esses 40Mhz de espaço o mais limpo possível.
A faixa de 5890 - 6110 me parece promissora, então faço uma nova procura nesta faixa:

4 - 5905. Pronto. Faço a verificação de sinal X ruido nos clientes, alguns testes de download ( ssh e wget no UBNT e btest no MK). Tudo certo, funciona em 90% das vezes. Lembre-se de utilizar somente frequências regulamentadas para sua região.



Postar um comentário